Cátedra Edward Saïd:Estudos da Contemporaneidade

I - Quem Somos

A Cátedra Edward Saïd: Estudos da Contemporaneidade procura desenvolver análises e reflexões acerca da cultura moderna, de que a obra de Edward Saïd é portadora, no âmbito das transformações políticas e culturais do presente na sua relação com a História. No encontro das tradições grega, judaica, cristã e islâmica constituíra-se o Oriente e o Ocidente como patrimônio a ser interrogado hoje em meio a conflitos políticos e sofrimentos identitários, a fluxos emigratórios e a novas formas de exclusão e de preconceito.

Dentro do quadro do fim do papel filosófico e existencial da cultura, substituído pela cultura da violência, do mercado e dos valores da competição e da concorrência generalizada, o pensamento de Saïd constitui uma “ arqueologia do presente” na sua observação dissolução de uma noção de cidade e do laço coletivo, do retorno de nacionalismos, fundamentalismos religiosos e ódios étnicos. Reunindo estudos sobre Ciência, Política, História, Cultura e Artes, Edward Saïd permite ampliar a reflexão sobre a urgência de fortalecer espiritualmente as sociedades, para que os conflitos políticos possam resultar em complementaridade e alargamento da ideia de identidade e de hospitalidade.

A Cátedra é um espaço de caráter interdisciplinar nas áreas da Universidade, tendo como eixo a Filosofia Política, a Antropologia, a Sociologia e as Artes, bem como visa a interlocução com as iniciativas das Cátedras de Direitos Humanos e a Cátedra Curumim, que sistematiza pesquisas sobre as questões da contemporaneidade.Crítica do Presente, trata-se de discernir os sentidos e direções que tomam os extraordinários desenvolvimentos técnicos e científicos e a escassez de recursos morais para lidar com eles. Sob os impactos das novas tecnologias e todo um universo de valores, práticas e tradições que se dispersam, no entrecruzamento de Tecnologia e Economia, o que não é sem consequências para a Política e para a Sociedade. Dada a organização de reflexões sobre os impactos da ideia de inovação e as possibilidades quase ilimitadas da Ciência em sua intervenção na Natureza, a aceleração do tempo e os conflitos  culturais que acarretam, bem como o eclipse da noção de direitos universais e o advento de particularismos políticos e a balcanização nacional, as migrações e os êxodos, a Cátedra desenvolverá pesquisas e cursos neste âmbito de questões.

II - Funcionamento