Cátedra Edward Saïd:Estudos da Contemporaneidade

Funcionamento

A Cátedra terá o estatuto de Pós-Graduação stricto sensu, de caráter interdisciplinar e inter-campi, oferendo disciplinas para toda  Universidade, ministradas por dois professores em RDIDP a serem concursados e professores da Universidade que deverão ser convidados junto aos respectivos Departamentos. A Cátedra oferecerá três linhas de Pesquisa:
 
  • Estudos de Convivência e Sociabilidade - Trata-se de desenvolver estudos sobre as relações entre história cultural e formas de sociabilidade, consagradas pelo ideário humanista e pelos avanços institucionais, com respeito às aporias da contemporaneidade, uma vez que se tornaram insuficientes para conter movimentos regressivos das sociedades. 
     
  • O Papel dos Intelectuais e dos artistas:idéias e figuras - Trata-se de compreender a importância do intelectual na história da Cultura e suas metamorfoses no tempo, através das produções literárias e artísticas que constituíram o patrimônio espiritual e de fortalecimento dos laços de sociabilidade ao elaborarem seus pontos de inflexão e conflitos. Deverão ser contemplado o problema da autonomia, suas possibilidades e limites diante do fim do Humanismo na contemporaneidade.
     
  • O Estranho e o Estrangeiro - Trata-se de analisar a questão da identidade no horizonte do desenvolvimento da ciência e da técnica em suas implicações políticas que incidem na dissolução das formas simbólicas tradicionais de enraizamento político e cultural como ordenadores da experiência e do pensamento. Neste sentido, será tematizado o sofrimento identitário e as formas contemporâneas de pertencimento que substituíram o direito- de caráter universalizante—por particularismos, a idéia de cidadania tendo cedido à de identidades.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site