Cátedra Edward Saïd:Estudos da Contemporaneidade

Participação em Eventos Culturais

Participação em eventos culturais
A Cátedra Edward Said figurou como apoiadora cultural da 11a e 12 edições da Mostra Mundo Árabe de Cinema, tendo seu logo exibido nos materiais do evento, como pode ser verificado nos links abaixo:
http://mundoarabe2016.icarabe.org
http://mundoarabe2017.icarabe.org
 
Organização de cursos e eventos acadêmicos
1.    Realização do curso de extensão “Edward Said e o Orientalismo”, entre os dias 13 de setembro e 1 de novembro de 2016. O curso foi ministrado pelos pesquisadores-bolsistas vinculados à Cátedra (cartaz em anexo).
2.    A Cátedra foi co-realizadora do Colóquio Internacional “Les arts et la culture en Amérique latine et au Moyen-Orient”, em parceria com a Universidade de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), o Clacso e diversas outras instituições, entre os dias 27, 28 e 29 de outubro de 2016, em Kaslik, Jounieh, no Líbano.
3.    Organização do Seminário “O Oriente que nos é próximo: viagens e histórias de ontem e hoje”, em 3 de dezembro de 2015 na Unifesp
4.    Workshop com a Profa. Claudine Haroche (pesquisadora do Centre National de la Recherche Cientifique - CNRS/Paris), com o tema "O sentimento de humilhação: figuras do sofrimento contemporâneo".
5.    Organização do encontro com o Embaixador Anis Nacrour, em parceira com o Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Aliança Francesa no dia 18 de outubro de 2017. O Embaixador Anis Nacrour foi primeiro conselheiro da Delegação da União Europeia na Síria.
 
Iniciativa “Diálogo de Civilizações”
Depoimento de um dos estudantes participantes para o Canal da Unifesp (https://www.youtube.com/watch?v=Qtus0sEpkSY)
 
Lançamento de Livro
A Cátedra Edward Said, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, realizou no dia 25 de maio de 2017, na Biblioteca Mário de Andrade, o lançamento da coletânea “Diálogo das Civilizações: Cultura e Passagens”, organizada pelos docentes da Unifesp Olgária Matos e Javier Amadeo e pela artista plástica Denise Milan.
A obra resulta do seminário internacional “Diálogo das Civilizações”, realizado no ano de 2013, em São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade e na Universidade de São Paulo (USP).

 

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site